Porto do Pecém é vice-líder em linhas entre portos do Brasil

O Porto do Pecém, que integra o Complexo industrial e Portuário do Pecém, localizado no litoral oeste do Ceará, encerrou 2019 com seis linhas regulares de cabotagem, alcançando a marca do segundo maior porto com número de linhas entre terminais portuários brasileiros, atrás apenas do centenário Porto de Santos.

Porto do Pecém

Hoje, as seis linhas que servem o Porto do Pecém são operadas por três empresas, são estas Aliança (4), Log-In (1) e Mercosul Line (1).

Portos brasileiros conectados com o Porto do Pecém em 2019

Manaus/AM;

Vila do Conde/PA;

Itaqui/MA;

Suape/PE;

Salvador/BA;

Itaguaí/RJ;

Santos/SP;

Paranguá/PR;

Itapoá/SC;

Itajái/SC;

Imbituba/SC;

Rio Grande/RS.

Porto do Pecém
A cabotagem contribuiu diretamente para o crescimento do Porto do Pecém em 2019, batendo recordes em outubro, mês onde 65 navios atracaram nos píeres do terminal portuário cearense. Esta foi a maior quantidade de embarcações cargueiras atracadas no porto em um único mês, desde que foi inaugurado, em março de 2002.

Além disso, o resultado da vinda de tantos navios influenciou diretamente na movimentação de cargas. Também em outubro de 2019 foram registrados 1.927.493 de toneladas movimentadas. Um recorde na história no terminal portuário, pois nunca haviam sido movimentadas tantas cargas em um único mês.

De acordo com o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), somente 10% das cargas no Brasil circulam por vias aquaviárias. Apesar disso, a movimentação entre portos brasileiros cresce a taxas superiores a dois dígitos desde o início da década. No ano de 2018 a cabotagem cresceu 14% em relação a 2017. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a Antaq.

Porto do Pecém – Cabotagem

A expressão “cabotagem” originou-se do italiano Sebastião Caboto, que nasceu em Veneza, no ano de 1476 e faleceu em Londres no ano de 1557. Sebastião foi um navegador do século XVI que explorou a costa dos Estados Unidos partindo da Flórida em direção à foz do rio São Lourenço, onde hoje está localizado o território do Canadá. A empreitada rendeu uma homenagem à sua estratégia de navegação margeando o litoral. Nesse sentido, toda a movimentação entre portos de um mesmo país é chamada de cabotagem.

 

Gostou deste conteúdo? Para saber mais sobre o empreendimento FAZENDA IMPERIAL SOL POENTE acesse os links abaixo:

Montenegro Urbanismo Logotipo
PortugueseEnglishSpanish