Sol Poente: rota do sol, do mar e belezas naturais

A oeste de Fortaleza, fica a Rota do Sol Poente que ocupa cerca de 2/3 do litoral cearense. A região, que vai de Caucaia até a famosa Jericoacoara, apresenta uma sequência de atrativos naturais e de paisagens únicas, ideais para quem gosta de tranquilidade e praias mais vazias.

Se para as próximas férias você está planejando incluir a rota do Sol Poente ao seu roteiro, este artigo vai te ajudar. Confira!

Rota do Sol Poente - Praia do Pacheco

Praia do Pacheco

 Essa praia fica muito perto de Fortaleza, no entanto, é bem tranquila, ideal para quem quer fugir um pouco do agito da Praia do Futuro e da Praia de Iracema. Além disso, o local possui uma boa estrutura de barracas e restaurante, principalmente para quem gosta de comida caseira.

Cumbuco

 A Praia de Cumbuco é ótima para quem procura aventura. Isso porque passeios de buggys, quadriciclos e tirolesa nas dunas fazem parte das atrações do lugar, que também atrai muitos kitesurfistas por conta dos bons ventos que sopram na região.  Para relaxar em areias mais vazias, a Lagoa do Cauipe é uma ótima opção.

Praia do Pecém

 A Praia do Pecém está localizada no município de São Gonçalo do Amarante, cerca de 60 quilômetros de Fortaleza.

Pecém é uma antiga vila de pescadores, por isso, o ambiente é mais rústico em alguns pontos da pequena cidade. Isso porque alguns moradores mais antigos resolveram manter a tradição em vez de integrar-se ao mercado de turismo, o que torna o destino ainda mais agradável.

Em todos os pontos da praia é possível encontrar barracas e restaurantes, dos mais simples até os mais sofisticados, com opções de culinária que vão de pratos nacionais até receitas internacionais.

O passeio predominante aqui é o de buggy, assim como na Praia do Cumbuco. A motivo é o mesmo: as dunas de areia que cercam a praia. Além disso, o kitesurfe também é muito comum nessa região.

Rota do Sol Poente - Praia da Taíba

Praia da Taíba

 A vizinha da Praia do Pecém ganhou notoriedade após ficar conhecida como a sede do Festival do Scargot, promovido pela prefeitura local. A Taíba possui uma estrutura hoteleira bem agradável. Além disso, as opções de restaurantes também são vastas.

A praia também oferece diversos pontos totalmente desertos, permitindo que o turista aproveite o máximo do seu dia com sossego.

Praia do Paracuru

 A Praia do Paracuru fica no município de Paracuru, a cerca de 100 quilômetros de Fortaleza. A região contempla quilômetros de praia, que se dividem entre as mais movimentadas, até as mais tranquilas. O destaque fica por conta da natureza. Toda a costa é cercada por matas e coqueirais.

Lagoinha

 Lagoinha é um paraíso, emoldurada por coqueiros e falésias. O visitante pode simplesmente aproveitar a praia, que é calma e com algumas piscininhas, ou fazer um tour e curtir um dueto mar-lagoa em um passeio 3×1. Isto é, um passeio feito em parte por uma jardineira, parte em um catamarã e outra parte em um buggy. Di início, a jardineira roda por um trajeto com paisagens típicas do sertão. Em seguida, a viagem segue de catamarã pela Lagoa da Almécegas. Por fim, o buggy realiza a rota pela beira do mar.

Rota do Sol Poente - Praia de Flecheiras

Flecheiras e Mundaú

 As praias de Flecheiras e Mundaú estão localizadas no município de Trairi. Verdadeiros paraísos banhados por um mar de águas mais claras e com piscinas naturais, que combinam coqueiros, caatinga e dunas. Novamente, os passeios de buggy pelas dunas são atrativos.

Jericoacoara

Esse é o último ponto do trajeto. Também é o mais popular e um dos principais polos turísticos do Nordeste. Com ruas de areia, Jeri, como é carinhosamente conhecida, cresceu bastante nos últimos anos.

O lugar conta com atrações como a Lagoa do Paraíso, com águas azuis, areia branca e redes. Ou seja, o melhor lugar para relaxar. Além disso, o visitante também deve conhecer a Pedra Furada e a árvore da preguiça, bem como a Praia do Preá e a Lagoa de Jijoca. Por fim, pode apreciar o pôr do sol do alto da duna em Jericoacoara.

Agora você já sabe quais são os principais pontos da Rota do Sol Poente. Então, depois de ler este texto, motivos não faltam para você conhecer e aproveitar as belezas do litoral cearense. Certamente, será uma excelente oportunidade para passear com a família, apreciar uma culinária maravilhosa e admirar o visual único dos lugares.

 

Gostou deste conteúdo? Para saber mais sobre o empreendimento FAZENDA IMPERIAL SOL POENTE acesse os links abaixo:

Montenegro Urbanismo Logotipo
PortugueseEnglishSpanish