Jericoacoara: o paraíso nordestino

Jericoacoara, a 300 quilômetros da capital cearense, é um dos mais belos destinos brasileiros. Além disso, é mundialmente famosa em decorrência das suas lindas praias e lagoas, enormes dunas de areia branca, restaurantes diferenciados, picos para prática de kit surf e por suas diversas pousadas. A vila de Jeri, como passou a ser carinhosamente chamada pelos turistas, é formada por apenas quatro ruas principais, todas cobertas de areia, que remetem a todo charme e simplicidade da região.

Jericoacoara: o paraíso nordestino

O acesso à vila só pode ser realizado por veículo adequado, com tração nas quatro rodas, que lhes permitem trafegar na areia.

Como chegar a Jericoacoara

De ônibus: a empresa que faz o trajeto de ônibus entre Fortaleza e Jericoacoara é a Fretcar. A viagem inteira dura cerca de 7 horas. O ônibus leva os passageiros até Jijoca, onde desembarcam e pegam o famoso “pau de arara”. A partir disso, são cerca de 20km em pouco menos de uma hora.

De carro: partindo de Fortaleza, a melhor opção é pegar a estrada na rodovia CE-085, também conhecida como Estruturante. A estrada levará até Jijoca de Jericoacoara ou até a Vila do Preá, dependendo de qual caminho escolher. A partir desses lugares, uma boa ideia contratar um guia para indicar o melhor caminho a seguir. As trilhas até Jeri são de areia e não possuem sinalização.

Em veículo 4×4: uma das opções mais confortáveis para ir de Fortaleza a Jericoacoara é contratar um transporte 4×4 para fazer esse trajeto. A maior parte da viagem é feita em estrada asfaltada e após a chegada na Praia do Preá os pneus são esvaziados para circular pelas dunas. Esse tipo de trajeto é realizado por diferentes empresas e motoristas, a partir de Fortaleza ou o trajeto inverso, saindo de Jeri.

Jericoacoara: o paraíso nordestino

Principais atrações de Jericoacoara

Pedra Furada: é uma pedra alta e, como diz o nome, com uma fenda no meio. Este é um dos principais cartões postais do lugar, que no caminho pelo litoral oferece muitas paisagens bonitas para apreciar e fotografar. Em julho, o sol se põe na fenda dentro da pedra – um espetáculo!

Árvore da Preguiça: esse também é um dos pontos de turísticos mais conhecidos de Jericoacoara. A atração fica entre Jeri e a Praia do Preá. Trata-se de uma árvore que devido aos fortes ventos da região cresceu curvada, como se estivesse deitada.

Praia do Preá: essa praia fica do lado da praia de Jeri. Também é bastante procurada pelos turistas. Na região existem várias barracas de praia, para quem deseja comer admirando o mar.

Lagoa de Jijoca: para quem deseja descansar, uma ótima opção é passar o dia na Lagoa de Jijoca, onde é possível deitar-se em uma rede estendida na água e admirar o céu azul.

Kitesurf e windsurf: em julho começa a temporada dos ventos, que atraem velejadores do mundo inteiro à costa do Nordeste.  Esses ventos, propícios à prática de kitesurf e windsurf, permanecem em Jeri até janeiro.

Duna do Pôr do Sol: este é um dos símbolos de Jericoacoara e está localizada a 15 minutos de caminhada da praia central da vila. Como o nome já indica, é muito frequentada no fim da tarde para observar o sol se pondo no mar.

Praia do centro: na praia principal de Jeri existem vários restaurantes e bares que ficam a beira mar, onde é possível passar o dia relaxando com uma boa estrutura.

Por fim, podemos concluir que Jericoacoara é o destino perfeito para quem quer passeios com paisagens deslumbrantes, água cristalina, natureza intocada e gastronomia das boas em um pedaço do paraíso.

 

Gostou deste conteúdo? Para saber mais sobre o empreendimento FAZENDA IMPERIAL SOL POENTE acesse os links abaixo:

Montenegro Urbanismo Logotipo
PortugueseEnglishSpanish