Caucaia é um município cearense que integra a Região Metropolitana de Fortaleza. Seu nome é de origem indígena e pode significar caa (mato) e caia (queimado): “mato queimado”; cau (vinho de caju) e caia (queimado): “vinho queimado” ou simplesmente, “queimado”. Continue a leitura e conheça um pouco mais de sua história.
A região às margens do rio Ceará e aos arredores das serras metropolitanas, eram habitadas por diversos povos Tupi e Tapuia, tais como os Tapeba, Potiguara, Apuiaré, Parnamirim, Jenipapo, Anacé, Cariti, Panatiquarema, entre outros, antes da passagem dos jesuítas Luís Figueiras e Francisco Pinto no século XVII. Após a conquista da região pelos portugueses, iniciou-se o processo de catequese dos índios.
Caucaia ficou na dependência da Vila de Fortaleza como aldeia. No entanto, o povoado se desenvolveu. Então, ordenou-se o cumprimento da Provisão Régia de 14 de abril de 1755 a Alvarás de 6 e 7 de junho do mesmo ano, através dos quais o Governo Português, sob o comando de Marquês de Pombal, determinava que se elevassem a condição de Vila as aldeias que fossem administrados pelos Jesuítas.
Por ordem da corte portuguesa, em outubro de 1759, a Aldeia de Caucaia foi denominada de Vila Nova Real de Soure. Recebeu este nome por causa de uma freguesia do Bispado de Coimbra, Portugal, pois as regiões político-administrativas conservavam o sistema das antigas freguesias. Estas tinham autonomia religiosa e política. A cerimônia para oficializar a nova denominação realizou-se no largo da Igreja Matriz.
Vila Nova de Soure, posteriormente Soure, após a independência do Brasil. Então, após 184 anos, Soure passou a ser Caucaia, através Decreto-Lei 1.114, de 30 de dezembro de 1943. Por fim, com a criação da Região Metropolitana de Fortaleza, Caucaia expandiu-se como centro habitacional e industrial.
Conheça Caucaia
Hoje, o município apresenta-se como um dos principais polos turísticos do Ceará, onde destacam-se empreendimentos e investimentos nos espaços litorâneos, que abrange as praias de Iparana, Pacheco, Icaraí, Tabuba e Cumbuco. Este último já é referência para a prática de esportes como o kitesurf e é palco para vários campeonatos nacionais e internacionais, o que vem potencializando a entrada de turistas na região.
Apresentando boa infraestrutura, o acesso a Caucaia é feito principalmente pela Av. Ulisses Guimarães e rodovias BR-222, BR-020, CE-090 e CE-085, além de estradas secundárias. O município fica a 16 km de Fortaleza, estando as duas cidades interligadas por meio da ponte José Martins Rodrigues sobre o rio Ceará, que liga a Avenida Leste-Oeste à rodovia estadual CE-225, interligada com a BR-222.
De modo geral, podemos concluir que o município de Caucaia apresenta aspectos relevantes que justificam sua boa atratividade de fluxo turístico, devido especialmente às belas praias e atrações que atendem até os mais exigentes.
Gostou deste conteúdo? Para saber mais sobre o empreendimento FAZENDA IMPERIAL SOL POENTE acesse os links abaixo: